top of page

Cecília Caroline V. N. Massignani

Voluntária

 Graduanda em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná, já teve experiência na área de ecologia e conservação da fauna marinha. Apaixonada pela natureza, acredita que para deixarmos um planeta melhor para nossos filhos, precisamos deixar filhos melhores para o nosso planeta. E para isso busca por meio da educação ambiental ensinar e aprender um pouco mais sobre como viver em harmonia com esse universo tão grandioso.

Equipe RAIAr da eduCAÇÃO

Renata Azevedo Xavier

Equipe Técnica

Bióloga formada com ênfase em Biologia Marinha e Costeira (UFRGS), mestre em Engenharia Ambiental (UFSM). Com um “senso ambientalista”, desde a infância sonhava em ser bióloga. Já trabalhou na reabilitação de animais marinhos e costeiros, com as belas tartarugas marinhas (Karumbé-Uruguai e Tamar-ES), ecohidrologia no Banhado do Taim-RS e educação ambiental. Acredita na educação como instrumento transformador: “só protejo aquilo que conheço, só quero conhecer aquilo que amo. ”

Janina Huk Schamberg

Equipe Técnica

Atuante em diversas áreas e apaixonada pela arte de educar!

Oceanógrafa formada pela UFPR, trabalhou durante os 5 anos da graduação no Laboratório Sócio Ambiental (CEM/UFPR), em projetos de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais, com as temáticas da pesca artesanal, educação ambiental e aquicultura de base familiar. Atualmente cursa Licenciatura em Artes na UFPR-Litoral, pois encontrou no mundo das artes a ferramenta facilitadora de diálogos, e assim como o mar, um universo que encanta, instiga e aproxima pessoas.

Andrielli Maryan Medeiros

Coordenadora

 Procurando as raias mantas no Paraná, além de encontrá-las, se encontrou e tem dedicado 6 anos ao estudo delas e agora também, de outros tubarões e raias. Seu maior desejo é o de que as pessoas se reconectem umas com as outras e com a natureza, a partir do conhecimento dela, que tem sido perdido. Não se cuida e ama o que não se conhece. Não podemos continuar perdendo o espetáculo da natureza ao nosso redor, perdendo e destruindo toda a inspiração e os ensinamentos que ela nos trás. Também luta pela melhoria da qualidade de vida da comunidade da Ilha das Peças e para que as pessoas sejam cada vez mais sensíveis, sábias, amorosas, pacientes, conscientes e unidas para que o mundo se torne cada vez melhor. Aficcionada por documentários onde via os animais e sonhava em estudá-los desde criança. Oceanógrafa formada pela UFPR, mestre em Oceanografia biológica pela FURG e atualmente doutoranda em Zoologia pela UFPR.

Olímpio Rafael Cardoso

Voluntário

 Biólogo Marinho formado pela UFRGS - foi onde teve, no primeiro semestre da faculdade, os seus primeiros contatos com a educação ambiental no Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR. De lá para cá, entre uma pesquisa e outra, a extensão sempre se fez presente em seus passos. “Levar a informação traduzida de uma forma clara para que todos entendam, essa é a verdadeira pesquisa”. Lá se vão dez anos de educação ambiental junto as comunidades, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e superior.

Luiz Henrique M. C. Vergès

Voluntário

 Graduando em Oceanografia pela UFPR, atuou como voluntário em projetos de reabilitação de animais marinhos e acompanhamento da pesca artesanal no litoral do Paraná. Desde criança é apaixonado pela natureza e busca na graduação uma forma de proteger os ecossistemas marinhos bem como disseminar o conhecimento científico à sociedade. Conhecer, amar, preservar.

Iully Ferreto

Voluntária

"Curiosa desde sempre, queria saber o que tinha no mar. Quando criança morou um ano em Pontal do Sul, onde incentivada pelo pai arrastava carcaças de animais mortos pra restinga... era a brincadeira de pai e filha "somos cientistas" diziam, "vamos ver como é o esqueleto dessa ave?". Quando retornou pra Curitiba levou consigo uma coleção de esqueletos de animais marinhos e montou seu laboratório, que a cada aniversário foi sendo equipado com kit de química, microscópio de brinquedo... e os preferidos: amostras de animais conservados em formol. Ali, naqueles fins de semana na casa da avó crescia uma menina que queria ser cientista, bióloga pra ser mais exata. Cresceu, viu que só biologia não bastava... queria conhecer o oceano todo! Foi aí que descobriu a Oceanografia, o curso que ainda por cima era ofertado no mesmo lugar que começou seus 'experimentos'. Durante a graduação passou pelos laboratórios de geologia e biologia, mas foi na área socioambiental que descobriu um novo passo: transmitir além dos muros da Universidade o que aprendeu durante as aulas, leituras... e nas experiências desse mar de possibilidades que é a Universidade. Atualmente está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso na área de Educação Ambiental. Acredita que o mundo melhor é construído todo dia, a cada conhecimento absorvido, a cada 'sinal da natureza' entendido. Hoje se sente realizada com o que escolheu trabalhar: pessoas, conhecimento e o mar". 

Wilson Rubens Netto Silva

Voluntário

Formação Acadêmica: Superior completo

Tecnólogo em Agroecologia Universidade Federal do Paraná (UFPR) -Setor Litoral

Cursando a Especialização em Alternativas para uma Nova Educação Universidade Federal do Paraná (UFPR) -Setor Litoral -

Arte Educador Ambiental e Cultural -Facilitador de Agroecologia e Permacultura -

Coordenador de equipes de Recreação -Recreacionista e produtor de Jogos educativos

Oficineiro Arte Educativo ( Reciclartes)

Músico e oficineiro de instrumentos reciclados -Produtor e Editor de Imagens & Vídeos Arte educativos -Jardineiro Agroecológico

   Realização                    Apoio

bottom of page