






Raia manta
Manta birostris
A raia manta (Manta birostris), também conhecida popularmente como raia jamanta, É uma grande espécie de raia, chega a 7 metros de comprimento entre uma nadadeira e outra quando adulta. É comumente encontrada ao redor de ilhas, onde é avistada por mergulhadores, com os quais interagem docilmente. O turismo de mergulho com a espécie traz milhões de visitantes por ano em países como Hawai e Maldivas.
No litoral do Paraná, principalmente em frente a vila dá Ilha das Peças, mas também nas proximidades da Ilha do Mel, você pode ter a sorte de ver uma raia manta saltando para fora da água durante o verão e o início de outono. Ainda não se sabe porque saltam e porque habitam essa área.
É classificada como Vulnerável a extinção pela IUCN, faz parte da lista de espécies ameaçadas do Brasil e sua captura e comercialização é proibida no Brasil desde 2013. Este animais se tornam adultos entre 8 a 10 anos e com aproximadamente 4m de comprimento entre nadadeiras e dão a luz a somente um filhote por gestação a cada dois anos, ou seja, são extremamente vulneráveis a pesca.
Em amarelo, a região de das raias mantas na região do Complexo Estuarino de Paranaguá
Mais informações e imagens:
https://www.facebook.com/projetoraiamanta

Raias manta "saltando" no Complexo Estuarino de Paranguá, entorno da Ilha das Peças, Paraná. a), b) Salto de costas; c), d) Salto para frente. Fonte: Medeiros et al., 2015. Link: onlinelibrary.wiley.com./doi/10.1111/jfb.12667/pdf

